Nos dias 17,18,19 e 20 de Abril, a Secretaria de Educação e Cultura, trouxe para Curitibanos o Dr em Educação Leopoldo Briones, do Chile, para ministrar curso de capacitação aos professores da região da Amurc, com o tema Visões Educacionais, Currículo e Método Standars.
Alguns professores comentam sobre o curso:
"Sabemos que as mudanças necessárias ocorrerão a partir da Escola, mas é preciso que a Escola se transforme para ajudar e preparar gente engajada, lutadora, participante, sujeito de seu destino, gente que se recuse a apenas cumprir ordens, gente que queira ter voz, gente que cumpra com seus deveres e exija seus direitos. Para que isso se torne possível, a ação consciente e conscientizadora dos professores são imprescindíveis. Vista dessa forma, é um instrumento auxiliar de melhoria dos resultados. Ela só faz sentido na medida em que servir para diagnóstico da execução e dos resultados que estão sendo buscados e obtidos. Temos que desmistificar essa idéia e tantas outras difundidas no conteto educacional e avaliar". (Professora Márcia Santos)
"Hoje o que posso ver nas Escolas em termos gerais, são crianças com problemas de aprendizado ou crianças super inteligentes. O que fazer nest situação de uma sala mista? Apesar das escolas estarem com reforço desde o início do ano, vejo que se o aluno for especial (inclusão) vi sempre estar atrazado nas atividades propostas, mas é claro, vai estar interagindo com o outro, e se socializando na Escola e na Sociedade.
Quanto a palestra do Dr. Briones vejo como positivo, mas não como solução. É muito fácil falar, instigar e passar suas experiências, mas será que vai ser aplicado em sala de aula?
O ensino brasileiro tem que mudar como um todo, desde o governo até chegar nos Municípios e Estados.
Hoje, a interação social exige maior conhecimento... será que estamos preparando nossos alunos para enfrentar o mercado de trabalho?
Então... o que fazer e como fazer para que nossos alunos estejam preparados para o mercado de trabalho e para sociedade?
Com a palestra do Dr. Briones terá mudanças na Educaçã ou será só mais uma palestra?
Não vejo problemas só no Município de Curitibanos, mas sim, em termos gerais no Brasil". (Professora Terezinha T. Tessaroli)
"O curso ministrado por Leopoldo Briones tem como proposta proporcionar reflexões sobre o desafio de desevolver um trabalho com qualidade; ele destaca que é necessário refletir criticamente sobre a prática educativa para evitar a reprodução alienada.
Para o educador, o ato de o aluno aprender é construir, mudar, amadurecer e acreditar em várias e novas descobertas. Esta constatação não está relacionada somente ao educando, pois sabemos que o educador tem que estar sempre:
- adquirindo novos aprendizados, lançando-se a novos saberes;
- ter atitude de pesquisador;
- desenvolver uma mentalidade aberta às mudanças;
- valorizar os conhecimentos prévios dos alunos;
- diagnosticar as dificuldades e problemas enfrentados pelos alunos;
- ser capaz de planejar, desenvolver e avaliar situação contextualizadas de ensino e aprendizagem." (Professora Rosangela Padilha)
"Numa análise referente ao curso ministrdo por Leopoldo Briones, onde foi abordado "Standars e Conhecimento/Aprendizagem", para mim, equanto professora, foi muito bom. Claro que no começo, na hora de fazer um plano e colocar as competências foi bem difícil, mas para nós educadores cada dia é um renovação, um desafio. Espero, que na próxima vez, o Dr. Briones consiga mudar a mentalidade de certos professores, trazendo inovações adequadas, para podermos aplicar no nosso dia a dia". (Professora Regina de Quadros)
"Visões educacionais desenvolve traalhos para a capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais para gerar melhorias, aproveitando boas experiêncis já desenvolvidas em outros países.
Haverá aproveitamento dessas experiências, do compromisso de qualidade e das responsabilidades, se for levado em conta a realidade de cada município e de cada escola". (Professora Mericler Córdova)
"Seria uma ótima transformação se não fosse a nossa realidade bem diferente do que eles fazem no Chile.
Nossas crianças tem dificuldade de aprendizagem, nem todos tem acesso a tecnologia, somente na escola.
A escola não consegue fazer seu papel de ensinar, pois acaba fazendo o trabalho que cabe aos pais, até os valores temos que ensinar". (Professora Solimar P. Ribeiro)
"O que funciona no Chile ou em outros países melhor desenvolvidos, melhor organizados, estruturados e com maior clareza na discriminação de cada especificidade, não funciona, onde 'tudo se copia, nada se cria'.
O nível cultural de cada indivíduo faz com que outras pessoas ajam de maneira diferenciada e direcionada a ele próprio. Rompe-se assim, o vínculo que deveria haver na reciprocidade entre indivíduos.
Ocorre então, o desequilíbrio e a desestruturação. A cabeça das pessoas passa a funcionar não mais interligada, mas como gavetas, onde eu abro quando quero e quando me convém.
Pergunto: como resolver esse problema?" (Professora Rubia de Fátima Pereira)
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