sábado, 7 de maio de 2011

REFLETINDO SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

"Os professores devem manter sempre um estilo cuidado e formal em sala de aula? Ao contrário do domínio do lar, onde predomina afetividade e a espontaneidade, o domínio da escola deve ser sempre marcado pela formalidade e rigor no uso da fala?"(Marcos Bagno)
 Que tal promover uma discussão em sua escola sobre esse assunto? Que tal chamar um profissional da área de línguas pra mediar essa discussão?
 É preciso estar em constante atualização. O ensino da língua materna necessita ser otimizado.
Pensem nisso!

Um comentário:

  1. O preconceito linguístico precisa ser reconhecido na escola,denunciado...combatido,pois é uma forma de exclusão.As ciências da linguagem nos possibilitam,perceber que não existe erro na Língua,pois a Língua é entendida como um sistema de sons e significados,que são organizados sintáticamente permitindo a interação humana.Gostei da reflexão postada no blog,quando se referem a otimização da Língua.Como pode-se fazer isso?A escola realmente faz?que abordagens utiliza?
    É uma pena que o nosso ensino de Português ainda se agarre com tantas unhas e dentes a um fantasma da Língua,em vez de desdobrar em salad e aula a realidade múltipla ,diversificada e fascinante da Língua nosssa de cada dia.Para refletir...

    ResponderExcluir