sábado, 21 de maio de 2011




GLADIS BEN EXPLICOU PARA OS ALUNOS COMO O GOSTO PELA LEITURA MUDOU SUA VIDA. HOJE, É DIRETORA DO NÚCLEO MUNICIPAL ROTARY, ESCREVE PARA A REVISTA FIQUE DE OLHO E PARA ALGUNS SITES. DEU DICAS DE LEITURA E AUTORES, EXEMPLIFICOU COMO SE TORNAR BONS LEITORES E COMO ESSE HÁBITO PODE MUDAR PROFISSIONALMENTE SUAS VIDAS. 
OS ALUNOS FICARAM ENCANTADOS!
OBRIGADA GLADIS.










JOSETTE MOTIVOU OS ALUNOS DESAFIANDO-OS A TERMINAR LEITURAS JÁ COMEÇADAS POR ELA.(ISSO PARA QUE ELES COMECEM A TER HÁBITOS DE LEITURA)
"Amar a leitura é trocar horas de fastio por horas de inefável e deliciosa companhia." (John F. Kennedy)

 

"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede." (Carlos Drummond de Andrade)


" Contar histórias, não é nunca uma opção ingênua. É uma maneira de olhar o mundo. E nossas escolhas nos revelam" ( Celso Sisto)
                                            
                                           A CONVIDADA SORTEOU LIVROS DA SÉRIE " A HORA DO           ESPANTO" PARA OS ALUNOS. A PROPOSTA É QUE ESSES LIVROS SEJAM LIDOS POR TODOS OS ALUNOS ATÉ O FIM DO ANO, AO TERMINAR O ANO, FICARÁ COM O LIVRO O ALUNO QUE FOI CONTEMPLADO NO DIA QUE ELA ESTEVE NA ESCOLA.

                             
  "Josette, não sei o que me deixou mais emocionada, se foi a sua presença  e entusiasmo com nossos alunos ou se foi ver os olhos deles brilhando ao ver e ouvir você falar. Obrigada é pouco, mas tenho certeza de que você tocou o coração de muitos que te ouviram, e não há no mundo reconhecimento maior ou presente maior, do que tocar o coração de uma criança através de uma história. Obrigada"
( Prof. Andréia)


Alunos que foram conteplados com os livros e a convidada Josette.

Agora foi a vez da Professora Kátia Zílio.
A entrevista foi coberta de fatos interessantes. Começou mencionando seus atores preferidos, entre eles estão Carlos Drummond de Andrade e Érico Veríssimo. Relatou que é professora universitária e que sempre apresenta livros aos seus alunos/acadêmicos. Falou um pouco do seu tempo de infância. Seu quarto era cheio de clássivos e sua mãe sempre precisava desligar a luz para que parasse de ler. Falou dos seus gostos em especial pelas poesias e teatro. Na escola era muito chata com seus afazeres, em resumo, a dita "CDF". Na época os livros eram muito caros, por isso era frequentadora assídua da biblioteca da cidade. Suas professoras de português eram muito malvadas, porém, sempre gostou muito de todas. Sua leitura é seletiva, procura o que lhe interesse e lê. Semanalmente lê a revista Veja, jornais, livros técnicos e de literatura, entre os preferidos estão os gêneros romance e policial. No momento está lendo Divã.
Concluiu dizendo que a leitura é tudo, e que todas as coisas boas se constroem através da leitura.
"Falar e escrever bem é muito importante e o caminho é a leitura", diz Kátia.




Obrigada querida amiga.
Você é muito especial para todos nós da escola. Nos sentimos honrados e gratos pela nobre contribuição que você nos tem dado.
Os alunos agradecem... Ah, a professora Andréia, Elaine, Suellen, Mariana...... também.


Entrevista sobre leitura com a bibliotecária Elaine

Em uma de suas fases como estudante, na cidade de Mafra, recorda-se de uma professora que a incentivou muito a ler. Esse foi um passo muito importante, pois conta que em casa não tinha incentivo algum. Seu pai faleceu cedo e desentruturada com essa perda, a mãe só cobrava tarefas, apesar de hoje ser uma fiel leitora. No ensino médio, mais uma vez, Elaine conta que recebeu o incentivo da prof. Kátia Zilio com quem tem contato e admiração profissional até hoje.
Elaine  conta que gosta de todos os tipos de leitura e que lê no sofá, no banheiro e só não lê na cama porque a deixa sonolente e acaba pegando no sono. Diz que a leitura deve ser lida até para os bebês que ainda não nasceram.
Revela que apesar da internet tê-la deixado preguiçosa sempre lê artigos literários, livros de filosofia, contos de terror e românces. Esta lendo "Livro de Sofia". Indica leituras como Mundo de Sofia de Luis Fernanado Veríssimo, O segredo do anel de Luis Inácio Loyolla e Brandão.
Para concluir enfatiza que "Quem lê nunca está só" 









Juciane Tagliari Costa é formada em Letras e atualmente atua como Coordenadora da Educação Especial na Secretaria Municipal de Educação. Inicialmente relatou sua experiência de leitura de forma muito emocionada. Iniciou o curso de pedagogia mas não gostou, então foi cursar Letras na UNC. Mais tarde fez pós graduação em gestão educacional. Contou que quando era pequena sempre estudou no Colégio Santa Teresinha e sua mãe como era professora, sempre a incentivou a ler e a seguir a mesma profissião que a sua. Adora ler história de ficção, ação e poesia. É fã de Cecília Meirelles e não gosta muito de livros de terror. Citou suas professoras queridas Kátia Zilio e Izolda Badalloti.
"Aprendi a ler na educação infantil e me encantei com os livros. Os livros me fizeram estar onde estou...a ser quem eu sou... uma verdadeira leitora" diz Juciane.
Acrescenta ainda que a profissão de professora é muito nobre.
Termina a entrevista contando uma crônica de Machado de Assis "Caso de burro".
Os alunos aqui descobrem que os animais também tem sentimentos, ao ler você sente algo também?
É necessário pensar.



Obrigada querida Juciane, você contribuiu muito com a sua experiência de vida/leitora.
Ficamos felizes e gratos por ter aceitado nosso convite.



Agora foi a vez da Sr. Ingridh Schumman.
Com uma experiência riquíssima como leitora, a Sr. Ingridh começou a entrevista com a participação de sua neta Eduarda, de apenas 8 anos de idade, que contou, ou melhor, encenou a história "As princesas também soltam pum".
Sr. Ingridh relatou aos alunos que é contadora de histórias de carteirinha. Conversou com os alunos, brincou, fez com que todos se descontraíssem e até contou a história sobre Moisés. Relatou muitos conhecimentos históricos durante a contação de histórias. De forma muito simpática contou aos alunos que a internet traz efeitos colaterais e faz referências aos livros, principalmente as histórias bíblicas como alimento para alma. De forma muito emocionante relata a história do livro O último papa. Sua história de leitura na escola foi ótima apesar de ser da época da palmatoria e do chapéu de burro. Uma informação que chamou a atenção de todos, foi o fato de ter relatado que já leu todos os livros da biblioteca pública municipal e prova disso é seu nome na ficha do verso de todos eles.  Contou também que tem em casa dois baús. Um onde guarda livros do passado e outro com livros do presente. Com os dois consegue imaginar e viajar para o futuro, pois a ele como disse ela, a Deus pertence.
Finaliza a riquíssima entrevista dizendo que a leitura contribui para sonhar e para recompor o vestido da alma.






2 comentários:

  1. Leitura é conhecimento,informação, cultura, diversão, lazer, prazer, sonho que se sonha acordado,viagem sem que se saia do lugar,e o mais importante, nunca se “perde a conexão” e muito menos transmite vírus.
    Estamos mesmo substituindo o prazer de um bom livro pela comodidade da informação.
    É preciso autodisciplina. Existe vida além da web. Por mais que dependemos da tecnologia, nada substitui o bom e velho livro.
    Parabéns Andréia e Elaine pelo empenho e dedicação com o Projeto de Leitura na nossa escola.Acredito que com todo esse entusiasmo, muitos alunos sairão deste projeto com muita sede de leitura.
    Com carinho Silvya

    ResponderExcluir
  2. Obrigada à galerinha da escola por ter sido convidada... Minhas preferências foram um pouco no gênero "CDF", mas, já mandei dicas pela minha página na "Fique de Olho" do mês de junho... E não esqueçam minha dica... "Quem lê, aprende a escrever e corretamente sem esforço. Apenas com prazer".... Abraços. Gladis

    ResponderExcluir