ESTÁ ACONTECENDO NA ESCOLA, DE 6º AO 9º, O PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA. ESSE PROJETO É COORDENADO PELA PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANDRÉIA COM O AUXÍLIO DA BIBLIOTECÁRIA ELAINE.
UMA DAS ATIVIDADES QUE ESTÁ SENDO DESENVOLVIDA É A ENTREVISTA COM PESSOAS DE DIFERENTES NÍVEIS SOCIAIS E CULTURAIS PARA QUE RELATEM AOS ALUNOS SUAS VIVÊNCIAS DE LEITURA E PARA CONTAR AOS MESMOS COMO OS LIVROS "TRANSAFORMARAM" SUAS VIDAS. JÁ ESTIVERAM NA ESCOLA A PROFESSORA GLADIS BEN, A SECRETÁRIA DA CAMARA DE VEREADORES DE CURITIBANOS JOSETTE CLOSS, A PROFESSORA MESTRA KATIA ZILIO, O DOUTOR CARLOS HOMEM, A COORDENADORA DOS C.E.I.s DE CURITIBANOS JUCIANE T. COSTA, A SR. INGRIDH SCHUMMAN E A GRACIOSA EDUCARDA CRISTINA QUE CONTOU UMA LINDA HISTÓRIA AOS ALUNOS.
SEGUE OS PRINCIPAIS MOMENTOS DESTAS ENTREVISTAS:
Entrevista com Dr. Carlos Homem (Advogado, Professor e escritor do "OCO DO MUNDO")
No dia 24/05 esteve no N.M.Prof. Teresa Lemos Preto o Dr Carlos Homem conversando com os alunos do 8º ano 2 sobre suas experiências de leitura. Os alunos tiveram contato com suas crônicas publicadas no Jornal A Semana, na coluna Oco do Mundo, durante dois meses. O convidado contou aos alunos sobre a "saudade" de seu tempo de estudante, principalmente de quando foi vencedor em um concurso de poesias. Entre os relatos, explicou como funcionava o Grêmo Literário de sua escola. Orientou os alunos com dicas de leitura, de como organizar as ideias e como escrever bem, uma de suas grandes qualidades. Salientou ainda que escreve porque gosta e enfatizou a importância da leitura na vida acadêmica e pessoal de qualquer ser humano.Falou ainda que devem ler independente do gênero, mas se tivessem oportunidade de ler o livro "O Pequeno Príncipe" do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, iriam adorar.
Quando questionado sobre suas preferências literárias disse que tem como um de seus livros prediletos é Eu sou Deus (Giorgio Faletti), que gosta de Olavo Bilac e Euclides da Cunha, e ainda brincou dizendo que se os alunos não os conhecem "tudo bem", pois os tempos são outros.
A curiosidade maior dos alunos era em saber por que Oco do Mundo, então Dr Carlos explicou que no dicionário Oco do Mundo quer dizer, lugar distante, afastado, escondido, fim do mundo e que ele com os textos que escreve, quer estar em todos os lugares e também em lugar algum."Muitos gostam do que escrevo, outros nem tanto", diz Carlos Homem.
Para encerrar, o poeta, advogado, escritor, professor e quiçá um amigo e parceiro de nossa Escola, nos brindou declamando uma poesia de Olavo Bilac.
Sabedores de que o Dr gosta de Castro Alves, agradecemos com um pequeno trecho do poeta.
Na hora em que a terra dorme
enrolada em frios véus,
eu ouço uma reza enorme
enchendo o abismo dos céus
enrolada em frios véus,
eu ouço uma reza enorme
enchendo o abismo dos céus
Castro Alves
Pra quem declama Navio Negreiro...só me restou..
ResponderExcluiragradecer e pedir bis...
Prof Andréia