terça-feira, 24 de abril de 2012

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

PROJETO: FRATERNIDADE E SAÚDE (CF 2012)
PROFESSORA: VIVIANI DOS SANTOS
DISCIPLINA: ENSINO RELIOSO
SÉRIES: 6º ANOS 3, 4 e 5.

PRIMEIRO MOMENTO
Foi trabalhado o tema da campanha da fraternidade 2012, refletindo sobre a realidade da saúde no Brasil, em vista de uma vida saudável, acolhendo o espírito fraterno e comunitário das pessoas.
·         DEFINIÇÃO DE SAÚDE PÚBLICA: é a ciência e a arte de prevenir as enfermidades, melhorar a qualidade, a esperança de vida e contribuir para o bem estar físico, mental, social e ecológico da sociedade.

SEGUNDO MOMENTO
Após a leitura do texto publicado no Jornal A Semana sobre a campanha da fraternidade, foram feitas reflexões e comentários, os alunos elaboraram desenhos relacionados com a definição de Saúde Pública, onde exploram a criatividade.

TERCEIRO MOMENTO
Para finalizar o tema trabalhado da CF 2012, foi utilizada a reportagem do jornal A Semana: Compatibilidade com Amor, relatando a doação de rim feito entre o casal João Pedro (receptor) e Tânia (doadora).
Realizou-se a leitura da reportagem, discutido o tema e levantou-se a hipótese do casal vir a escola falar sobre esse ato de amor, doação e carinho.
Em contato com a coordenadora do jornal na escola, Profª Simone Figueira, a mesma disponibilizou-se para fazer contato com o casal e verificar a possibilidade da visita. Os mesmo prontamente aceitaram o convite.

QUARTO MOMENTO
Dia 16 de março, as 13:30 h, o casal João Pedro e Tânia, estiveram na escola para contar o seu testemunho pessoal sobre a doação de órgãos, em especial o rim. Durante todo o discorrer do tema os 95 alunos dos 6º anos 3, 4 e 5, mantiveram-se extremamente atentos a explanação que foi realizada com teor informativo, emotivo e divertido.
Ao final, o casal demonstrou aos professores e alunos que a doação de órgãos, além de salvar a vida daqueles que recebem o órgão, reestrutura famílias, numa lição de afetividade, solidariedade e amor. E ainda, presenteou a todos com material informativo da CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE DOENÇAS RENAIS DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA.





Nenhum comentário:

Postar um comentário