sábado, 3 de setembro de 2011

Festival de Fanfarras de Curitbanos 03/09/2011

Fanfarra (do francês fanfare). As Fanfarras se dividem em dois grupos de acordo com sua composição: Fanfarra com um piston, uma valvula nas cornetas para aumentar as possibilidades sonoras do grupo. Fanfarra Simples é mais limitada que a anterior, possui mais instrumentos de percussão e alguns de sopro (Cornetas e Cornetões lisos). Executa marchas e dobrados e é composta basicamente por 50 integrantes. Os grupos mais elaborados acrescentam Tubas e Bombardinos em sua formação para obter uma melhor marcação nos tempos executados.
O som das Fanfarras é bem mais limitado que o das Bandas Marciais que utilizam quase todos os instrumentos de sopro e de percussão e dessa forma executam qualquer tipo de música. Dessa forma, a melodia das Fanfarras torna-se mais agressiva que a das Bandas Marciais.Porém, mesmo com caracteristicas bem definidas, as duas formações musicais se superam com arranjos e melodias cada vez mais modernos, diferente das antigas bandas que se limitavam à execussão de hinos e marchas civicas.



 Com abordagens mais contemporâneas, Fanfarras de Curitibanos e região apresentaram-se nesse sábado emocionando a todos os espectadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário