segunda-feira, 29 de agosto de 2011

N.M.Teresa Lemos Preto agora tem aulas de violão....

Dia 29/08 alunos do ensino fundamental I e II participaram de uma reunião com o professor de violão para fazerem os combinados referentes as aulas que aconteceram na escola.
Essas aulas além de cumprirem com a lei de 2008 que diz que todas as escolas devem oferecer iniciação ao ensino de música, a Escola acredita que crianças que têm a oportunidade de vivenciar diferentes experiências, crescem mais críticas e mais felizes.


Caminho da Luz

Professora de ciências Camila, tráz até a escola especialista para orientar os alunos do 9º ano a construir uma pequena "usina" que simula uma hidrelétrica. Esse trabalho será exposto na feira do conhecimento e terá como título o "caminho da luz"

Aulas Práticas de Erosão com a prof Larissa

Alunos do 1º ano 3 preparando-se para a "Feira do Conhecimento"




Lançamento do Prêmio "Saberes e Fazeres"


"Brincar não é perder tempo, é ganhá-lo. É triste ter meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação humana."
Carlos Drummond de Andrade

Ouso acrescentar à fala do poeta que: Ouvir histórias não é perca de tempo, e é por isso que o Programa Jornal na Escola, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação premiarão os melhos projetos elaborados pelos profissionais da educação da Rede, afim de valorizar quem faz do ensinar uma prática prazerosa.

 Professoras Francielli e Elaine abrindo o evento com contação de histórias...
  Véia Fran, Diretora Silvya e Pedro Malasarte Elaine

 Agora com a professora do jornal Mariana

  Com o aluno Ezequiel, ele representou os quase 4 mil alunos no evento


segunda-feira, 22 de agosto de 2011


CAMPO SANTO (BIA BEDRAN)

Aula do jornal - Bingo de palavras e atividade de reconhecimento das vogais

Esta semana as aulas do jornal aconteceram nas turmas do 1º ao 5º ano. Nas turmas de 1º e 2º ano, os alunos participaram da atividade de reconhecimento das vogais  identificando o significado das palavras e distinguindo todas as vogais contidas nas mesmas. Já os alunos do 3º ao 5º ano participaram de uma partida de bingo com palavras retiradas de uma reportagem do jornal A Semana que tinha como assunto a violência
dos pais contra os menores. 
PARA REFLETIR

Em casos como AUTOESTIMA o hífen cai. A sua que não pode cair.
Em algumas palavras, o acento desaparece, como em FEIURA.
Aliás, poderia desaparecer a palavra toda.
O acento também cai em IDEIA, só que dela a gente precisa. E muito!
O trema sumiu em todas as palavras, como em INCONSEQUÊNCIA, que também poderia sumir do mapa.
Assim a gente ia viver com mais TRANQUILIDADE.
Mas nem tudo vai mudar.
ABRAÇO continua igual.
E quanto mais apertado, melhor.
AMIZADE ainda é com "Z", como VIZINHO, FUTEBOLZINHO, BARZINHO.
Expressões como "EU TE AMO", continuam precisando de ponto.
Se for de exclamação, é PAIXÃO, que continua com "X", como ABACAXI, que gostando ou não, a gente ainda vai ter alguns para descascar.

SOLITÁRIO ainda tem acento, como SOLIDÁRIO, que muda só uma letra, mas faz uma enorme diferença.

CONSCIÊNCIA ainda é com SC, como SANTA CATARINA, que precisa tocar a VIDA para frente.

E por falar em VIDA, bom essa muda o tempo todo, e é por isso que emociona tanto!!!

Exercitando o corpo de maneira diferente


Hoje foi dia de aula diferente para os alunos do 5º ano 1 da professora Mericler. Depois de trabalharem as reportagens do Dia do Desafio contidas no jornal A Semana, os alunos foram levados, pelos professores de educação física e do projeto Jornal na escola, até a academia Stadium, para a pratica de uma aula diferenciada de educação física. Todos foram muito bem recebidos pela proprietária e professora Marli que divertiu a todos durante a sua aula. Os alunos adoraram os minutos de aula na academia e já especulam quando acontecerá a próxima. 

Logo abaixo alguns registros da aula super divertida com a professora Marli.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

"Quem faz o jornal não são os redatores; são os leitores."



"O jornal é a verdadeira forma de república do pensamento. É a locomotiva intelectual em viagem para mundos desconhecidos, é a literatura comum, universal, democrática, reproduzida todos os dias, levando em si a frescura das ideias e o jogo das convicções."


 "A janela para o mundo pode ser aberta por um jornal."
Parabéns prof Laide pelo uso diário do jornal em sala de aula como ferramenta de trabalho!

ENSINO FUNDAMENTAL II

Compartilhar sempre é bom!

Hoje, dia 16/08 a pscicóloga da Secretaria de Educação Municipal, carinhosamente conhecida como Carol,esteve em nossa escola dividindo seus conhecimentos e ampliando os saberes dos alunos.
Carol falou com a 8.2 sobre sexualidade, puberdade, e outros sentimentos referentes a essa faixa etária.
A conversa foi conduzida de maneira tranquila e saudável.


 Compartilhar sempre é bom, aprimora nosso desenvolvimento, acentua a nossa visão e amplia nosso conhecimento; muitas vezes trocamos experiências tão boas com as pessoas, que nos envolvem e nos proporcionam o bem através deste contato, outras vezes, em outros contatos, nos traz o conhecimento de novas oportunidades; algumas dessas experiências, repercutem no nosso caráter, onde, nossa visão tende a enxergar o pior, mas devemos dar atenção a nossa inteligência, que sempre nos leva guiando para o crescimento, ampliando o discernimento, e nessa confiança nos dirigimos acentuando as parcerias, que faz melhorar o nosso desenvolvimento.
É muito bom saber que Carol você faz o seu melhor e compartilha de maneira doce seus conhecimentos e atitudes.
Muito obrigado por ter atentido ao nosso pedido tão despreendidamente.



Educar com o coração, é educar para um mundo melhor...

Há mais de um ano, os professores da rede municipal fizeram capacitação sobre educar de uma maneira diferente, educar com o coração. O curso não "esfriou" muitos professores continuam utilizando essa prática como atividade de rotina em suas salas de aula.

"Somos todos de uma só família, família de amor... "

domingo, 14 de agosto de 2011

Atrás do filho(a) vem o PAI, o AVÔ...

O maior papel do pai é educar, compreender e dialogar sempre com seus filhos. E o papel dos filhos é ouvir, respeitar e ter paciência com seus pais, porque muitas vezes, por pior que isso possa parecer, eles sempre estão certos.
Gostariamos de colocar a foto de cada pai importante nas nossas vidas, o grande Pai Deus, dos pais postiços, pai por adoção, pai de doação, pai avô, daqueles professores ou colegas que mesmo não tendo filhos, muitas vezes nos acalantam como verdadeiros pais. Não por obrigação, mas por amor: Obrigada pai, hoje e sempre por você existir. (Homenagem do N.M.Teresa Lemos Preto a todos os pais)

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Dentes saudáveis e brilhantes


O que são cáres?
Esse foi o assunto estudado, debatido e motivo de palestra nos 4ºs anos 1 e2

 Dr Cesar que é dentista da rede municipal deu orientações aos alunos de maneira discontraída.Os alunos se comprometeram em melhorar o aspecto de seus dentes para terem melhor qualidade de vida e saúde.


 "Cárie" é uma outra forma de se denominar a deterioração do dente. A deterioração do dente é fortemente influenciada pelo estilo de vida do indivíduo - o que se come, como se cuida dos dentes, a presença de flúor na água ingerida e o flúor no creme dental. A hereditariedade também tem um papel importante na predisposição de seus dentes para se deteriorarem.