quinta-feira, 30 de junho de 2011

Indico obras de Maurício de Souza



MAURÍCIO DE SOUZA




Mestre Hipnólogo formado pela Sociedade de Hipnologia do Paraná - SOHIPAR e pela Confederação Brasileira de Hipnologia CBH e Analista Transacional formado pela Associação Latina Americana de Análises Transacional e União Nacional de Analistas Transacionais. É Empresário, Consultor de Empresas, Prefeituras e de Melhorias de “Performance”, atendendo grupos de crescimentos nas áreas pessoal e profissional, em muitos estados brasileiros. Palestrante de congressos, seminários e encontros com mais de 30 anos de experiência na área de treinamento e desenvolvimento humano. Escritor de várias obras como do Faça dar certo, Ajudando seu filho, Cuide-se melhor, Superando Desafios, Enigmas, O Poder das Expectativas,entre outras,  mas, a indicação do momento é o livro SuperAção. Nele você aprende a viver em um mundo onde as turbulências diárias te fazem correr, correr, correr e não perceber que sua vida está passando e os momentos já vividos, bem ou mal, não voltarão jamais. Parafraseando Maurício, "gastamos 75% do nosso tempo com pensamentos do passado, 20% com pensamentos do futuro e somente 5% pensando no presente".
Vale a pena ler suas obras e refletir mais sobre como estamos encarando a vida. Leia, reflita e principalmente, VIVA... 

Silvya A. V. de Souza


quarta-feira, 29 de junho de 2011

Portfólio de Mario Quintana

O Projeto Mario Quintana, realizado nas aulas de Língua Portuguesa e biblioteca,sempre temos atividades novas, essa semana os alunos do 8.02 do período vespertino, também irão construir seu Portfólio sobre o estudo Poético das obras de Mario Quintana.
Bom Trabalho alunos.
Professora Andréia

UMA MAR DE HISTÓRIAS, POEMAS, LENDAS, PARLENDAS, FANTASIAS E ALEGRIAS

NESSA SEMANA A TROCA DE LIVRO FOI MOTIVADA COM UM "MAR DE LIVROS" E NO CASO DO 6 ANO 1 UM "MAR" DE POEMAS, AO SOM DO BARULHO DO MAR OS ALUNOS FORAM CONVIDADOS A MERGULHAR NO MUNDO DA LITERATURA QUE TEM MUITO A SER DESVENDADO.


POR FAVOR, NÃO INTERROMPA! ESTAMOS NA AULA DE BIBLIOTECA

APRENDENDO MATEMÁTICA COM O JORNAL "A SEMANA"?

SIM, ALÉM DE LÍNGUA PORTUGUESA, PODE-SE TRABALHAR MUITAS DISCIPLINAS COM O JORNAL. AS FOTOS ABAIXO,DEMONSTRAM O TRABALHO DESENVOLVIDO A PARTIR DA COLUNA DO JOSRNAL QUE MOSTRA TEXTOS PEQUENOS DE CURIOSIDADE.A CURIOSIDADE TRABALHADA FOI A DOS "PORQUINHOS". DEPOIS DE LER A COLUNA, DEBATER SOBRE A CURIOSIDADE, OS ALUNOS DO 4º ANO 1 CONSTRUIRAM PORQUINHOS DE FORMAS GEOMÉTRICAS (CÍRCULO, TRIÂNGULO E QUADRADO). NA SEQUÊNCIA OS ALUNOS TRABALHARÃO COM VOLANTES DE OFERTAS VINDOS COMO ENCARTES DO SEMANÁRIO, CADA ALUNO DESCREVERÁ SUA META A SER ATINGIDA ATÉ O FIM DO ANO E ECONOMIZARÁ SUAS MOEDAS EM UM "PORQUINHO" FEITO DE GARRAFA PET. LEMBRA-SE AINDA, QUE NA SEMANA ANTERIOR OS ALUNOS JÁ HAVIAM OUVIDO A HISTÓRIA " MEUS PORQUINHO" QUE CASOU PERFEITAMENTE COM AS ATIVIDADES DO JORNAL.
ENTÃO EU LHES PERGUNTO: MATEMÁTICA COM JORNAL?
SIM, MATEMÁTICA, PORTUGUÊS, CIÊNCIAS E HISTÓRIA COM APENAS UM PEQUENO TEXTO.




 4 ANO1



 HISTÓRIA MEUS PORQUINHOS



 PROF. SOLIMAR GOSTOU DA ATIVIDADE E SOLICITOU QUE FOSSE FEITA COM O TERCEIRO ANO TAMBÉM... OS ALUNOS APROVARAM




domingo, 26 de junho de 2011

PRECONCEITO RELIGIOSO, POLÍTICO, RACIAL OU PELO SIMPLES FATO DE SER DIFERENTE...

Meu nome é Khan -

 Imagem: divulgação.

FERIADO É SINÔNIMO DE PASSEAR, DESCANSAR, LER, SE DIVERTIR E TAMBÉM ASSISTIR A BONS FILMES....

Confesso que não não tenho muita paciência para assistir,perdi o começo do filme que agora os indico, mas minha mãe o resumiu, e esse filme é muito, muito bom. Aqueles filmes que eu adoro e que é um "tapa dado por mãos de ferro" e não as esconde em luvas de pelica.Enfim, "Meu nome é Khan" é um filme pra se pensar, refletir e analisar tudo o que consideramos certo e errado. Principalmente é um filme sobre preconceito e seus efeitos nos personagens. E na vida de verdade.

O roteiro fala sobre um indiano/muçulmano* Rizwan Khan que mora nos EUA. Ele é portador de um dos tipos de autismo, (síndrome de Asperger) e apesar da sua grande inteligência, não consegue expressar seus sentimentos, não toca muito as pessoas, fala e anda estranho, evita contato direto (olhar nos olhos) e morre de medo de amarelo.

Procurando pela internet, vi que a ideia surgiu quando o diretor (que é o ator que faz Khan) passou umas poucas e boas em um aeroporto dos Estados Unidos só pelo fato de ser muçulmano. E pelo fato de misturar ficção com alguns toques que deve ser verdade, esse filme ganhou mais pontos comigo.

E tudo começa mesclando trechos da história da vida de Rizwan, desde a infância onde aprendeu que só existem dois tipos de pessoas: as boas e as más. Costumes, religião, crenças... nada te define, "somente suas atitudes" dizia sua mãe. Mas não é bem assim que acontece nos EUA, ( no Brasil também não) e nós sabemos disso. Afinal antes existia somente a separação a.C e d.C e hoje tem uma terceira - depois do 11.09. O filme mostra principalmente como isso afetou a vida de todos os muçulmanos que moram lá. Mandira - sua esposa - tinha um salão, que de repente ninguém mais frequenta pois ela adota o sobrenome (muçulmano) do marido. Na escola, o filho deles sofre com o preconceito e a revolta que ganha de repente do seu melhor amigo que não quer mais saber de falar com ele. Como a cunhada é tratada no trabalho por usar aquele lenço que elas usam no cabelo. Entre isso, mostra os olhares, a indignação e a generalização de que todo muçulmano é um terrorista em potencial de acordo com a opinião da nação americana.

A história atinge seu ápice quando Mandira culpa Rizwan e o fato dele ser muçulmano pela morte do filho - uma das cenas mais tocantes que já vi -  e exige que ele a deixe em paz e só volte quando ele disser ao presidente dos EUA: Oi senhor presidente, meu nome é Khan, e eu não sou terrorista. Daí o nome do filme. A partir desse ponto a história mostra duas vertentes: Mandira cheia de rancor, raiva e indignação tenta desvendar a morte do filho. E a de Rizwan, que por amor realmente acredita que Mandira o receberá de volta se ele realizar seu pedido e começa a ir atrás do presidente. Imagina o que isso significa para os norte americanos: um muçulmano, ir atrás do presidente. A jornada de Khan e a lição que ele passa - e que nós podemos aprender vale cada um dos 165 minutos do filme. Não existe pessoas melhores ou piores do que as outras, não é o que vestem, a cor que tem ou a posição partidária, ou se é um pouco diferente por ser portador de alguma doença ou síndrome que define quem somos, pois só há dois tipos de pessoas no mundo: AS BOAS E AS MÁS".
MEU NOME É ELAINE, EU SOU PROFESSORA E INCENTIVO A LEITURA DE BONS LIVROS E TODAS AS ATIVIDADES QUE POSSAM AQUECER SEU CORAÇÃO.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

AVALIAÇÃO

O uso de portfólios na educação constitui uma estratégia que tem procurado corresponder às necessidades de aprofundar o conhecimento sobre a relação ensino-aprendizagem, de modo a assegurar-lhe, a cada vez, melhor compreensão e mais elevados índices de qualidade.
Tem-se desenvolvido esforços no sentido de uma melhor compreensão das implicações positivas que possam decorrer da sua utilização como estratégia de formação, de investigação, de avaliação e ainda como estratégia de investigação ao serviço da qualidade da formação.
Ao realizar-se, vai existir uma estimulação quer ao nível reflexivo, quer ao nível da conscientização das pessoas que os realizam.
O portfólio apresenta múltiplos aspectos e dimensões da aprendizagem, enquanto construção de conhecimentos e, desta, enquanto condição de desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. Assim, com o aprofundamento e a apreciação das perspectivas educacionais, esta estratégia não apenas vai contribuir para uma estruturação inter-pessoal do conhecimento, como também vai facilitar, se desenvolvida ao longo de um período de tempo, a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem. Através do uso do portfólio, podem-se tornar reconhecíveis, quer a natureza, quer a importância das relações interpessoais desenvolvidas nos processos de ensino-aprendizagem.
Como principal evidência do uso do portfólio podem referir-se:
  • Promover o desenvolvimento reflexivo dos participantes;
  • Estimular o processo de enriquecimento conceptual, através do recurso às múltiplas fontes de conhecimento em presença;
  • Fundamentar os processos de reflexão para, na, e sobre a ação, quer na dimensão pessoal, quer profissional;
  • Garantir mecanismos de aprofundamento conceptual continuado, através do relacionamento em feedback entre membros das comunidades de aprendizagem;
  • Estimular a originalidade e criatividade individuais no que se refere aos processos de intervenção educativa, aos processos de reflexão sobre ela e à sua explicação, através de vários tipos de narrativa;
  • Contribuir para a construção personalizada do conhecimento para, em e sobre a ação, reconhecer-lhe a natureza dinâmica, flexível, estratégica e contextual;
  • Facilitar os processos de auto e hetero-avaliação, através da compreensão atempada dos processos.
Segundo Villas Boas "o portfólio é um procedimento de avaliação que permite aos alunos participar da formulação dos objetivos de sua aprendizagem e avaliar seu progresso. Eles são, portanto, participantes ativos da avaliação, selecionando as melhores amostras de seu trabalho para incluí-las no portfólio" (Currículo e avaliação - Indagações sobre Currículo)
“Portfolios são documentos personalizados do percurso de aprendizagem, são ricos e contextualizados. Contêm documentação organizada com propósito específico que claramente demonstra conhecimentos, capacidades, disposições e desempenhos específicos alcançados durante um período de tempo. Os Portfolios representam ligações estabelecidas entre acções e crenças, pensamento e acção, provas e critérios. São um meio de reflexão que possibilita a construção de sentido, torna o processo de aprendizagem transparente e a aprendizagem visível, cristaliza perspectivas e antecipa direcções futuras.” (Jones & Shelton, 2006: 18-19)

Os alunos do 6 ano do Ensino Fundamental II nas rodas de biblioteca irão construir um portfólio, para rever a avaliação nas produções textuais.Esse trabalho se dará partindo do estudo de poemas, com a bibliotecária Elaine, que inicia o portfólio nesta segunda-feira dia 27 de junho de 2011.O componente curricular Língua Portuguesa precisa ser repensado todos os dias, por isso resolvemos avaliar os alunos de maneira diversificada e contrutiva, enfocando a revisão textual juntamente com a professora Andréia.Esperamos que
seja um novo instrumento adotado, e que sejamos felizes em nosso novo processo de avaliação.Então vamos ao trabalho...Boa Sorte alunos.

Indico...

Indico o livro a ARTE DE ROUBAR GALINHAS de João Ubaldo Ribeiro, um livro repleto de crônicas.

"A gente tem a tendência de pensar que só o que fazemos é difícil e complexo, cheio de sutilezas e complicações invisíveis aos olhos dos leigos.Isto naturalmente, é um engano que a vida desmascara num instante, como sabe quem quer que já tenha ouvido com atenção qualquer homem falar de seu trabalho, que sempre, por mais simples, envolve atividades e conhecimentos insuspeitados"(João Ubaldo Ribeiro)
e assim por exemplo é roubar galinha...mas não fica bem botar no jornal...

Adote essa leitura...somos a favor do tráfico de livros.

CATÁLOGO VIRTUAL EM BREVE

A produção de indicações literárias, nesse momento da escolaridade,supõe um novo olhar...
os livros já conhecidos, não trataremos somente de uma leitura por apreciação, é preciso buscar no texto aspectos que possam ser evidenciados e que despertem o interesse de outros leitores.É necessário que contruam gradativamente,um olhar avaliativo sobre a obra.

O Projeto CATÁLOGO VIRTUAL, acontece nos segundo semestre com os alunos do Ensino Fundamental II nas aulas de Língua Portuguesa e Biblioteca.Já tendo vivenciado situações de leitura e de indicações literárias, os alunos serão convidados a tecer seus textos.Lembrando que o Catálogo pode ser lido por pessoas externas da escola e toda comunidade escolar.Aqui os alunos também postam no blog suas leituras,e as atividades de roda de biblioteca.

Professora:Andréia

Professores...

Caros amigos de trabalho, postem suas histórias de leitura no blog, contem o que
já leram, o que gostariam de ler...e ainda troquem livros com os outros colegas.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

EMPRESTEI DA PROFESSORA ELAINE

O AMOR QUE ACENDE A LUA DE RUBEM ALVES.
O amor é a vida acontecendo no momento:Sem passado,sem futuro,presente puro,eternidade numa bolha de sabão.É um livro que faz você ter um caso de amor com a vida,brincar com ela em uma estranha metamorfose diária:deixar de ser velho,e muitas vezes voltar a ser criança...
Andréia

RELENDO...

Amar o autor Graciliano Ramos,é ler e entrar em suas escritas...
estou relendo a obra MEMÓRIAS DO CÁRCERE,uma obra fantástica,com relatos do autor,quando foi exilado,"Falatava apenas um capítulo destas memórias,quando Graciliano morreu.Escrevera todos os volumes em trabalho contínuo,lento na verdade,mas sem interrupções.Na obra ele traz tudo que pode-se crer oq ue é um mundo encarcerado.
Finais Felizes,nem todas as histórias tem...

Andréia

ESTOU LENDO...

Há 700 anos a Igreja escondeu do mundo o corpo de São Francisco.
Um Grande segredo foi levado com ele para o túmulo.
Em 1230,a ordem dos Franciscanos dissimulou os etigmas na pele de São Francisco de Assis o lugar exato de sua tumba,que só seria descoberta 600 anos depois.Que segredo terrível e ameaçador a Igreja desejava ocultar?

Confira na obra de John Sack, A CONSPIRAÇÃO FRANCISCANA.
é fantástico...desvende esse mistério mergulhando num mundo que até então é desconhecido.
Andréia

segunda-feira, 20 de junho de 2011



Fran e Elaine!
Parabéns pelo desempenho no curso de contação de histórias, vocês deram um show de dedicação e empenho, foram maravilhosas...
Que esses sorrisos permaneçam por muito tempo. Obrigada por serem nossas colegas de trabalho, pois é muito bom ter pessoas competentes como vocês desenvolvendo trabalhos maravilhosos com nossos alunos.
Beijos carinhos de professores, funcionários e alunos dessa U.E.






domingo, 19 de junho de 2011

JÁ LI...

"Escrever e ler são rituais mágicos.Num primeiro momento,aquele que escreve transforma a sua carne e o seu sangue em palavras.No momento seguinte,aquele que lê transforma as palavras lidas na sua carne e no seu próprio sangue.A isso se dá o nome de antropofagia.O escritor se oferece para ser comido.O leitor lerá o texto se o seu gosto for bom...Esses textos são pedaços de mim.Li muitos textos sagrados.Comi aqueles que me deram prazer.Os outros meu sangue os rejeitou.Agora eu os ofereço como partes de mim mesmo.Se eles lhe derem prazer,você ficará parecido comigo.E experimentaremos aquilo que se dá o nome de comunhão."

Trecho retirado da obra de Rubem Alves
Perguntaram-me se acredito em Deus.

Vale a pena conferir...

quinta-feira, 16 de junho de 2011

NOSSA TERRA NOSSA GENTE

Os alunos da professora Dulce estão vibrando de alegria.
Conhecer nossa terra, nossa gente através de visitas e entrevistas ficou mais divertido.


Entrevista com as SRs. Ingracia Agostini Cestren, Helena de Lurdes Agostini Ribeiro, irmãs do Deputado Federal Onofre Santo Agostini e Marco Ribeiro, sobrinho.
Contaram como foi a infância, adolescência e a fase adulta do deputado, suas brincadeiras de infância, características de estudante e sua vida como pai, marido,filho e irmão. Trouxeram arquivos de jornais que relatavam momentos históricos da vida do antigo Prefeito do Município de Curitibanos, Deputado Estadual  e atual  Deputado Federal.
Os alunos expuseram a admiração e o carinho que nós estudantes e curitibanenses temos pelo atual Deputado Federal e exemplificaram contando coisas boas que ja fez e continua fazendo pelo nosso povo e nosso município.
Agradecemos a família Agostini pela visita em nossa escola!









Entrevista Enori Pozzo Junior

Esta semana receberam a visita do Enori Pozzo Júnior que com todo carinho, afeto, admiração e saudade, contou a vida de seu Ilustríssimo Curitibanense Pai, o Sr. Enori Pozzo.
Professor, Historiador, Relojoeiro e radialista, demonstrou a todos que não veio a esta vida a passeio.
 Foi um grande homem que com seu carisma conquistou muitos e alegrou a todos com sua simpatia  radiante demonstrada em todas as suas aparições com seus programas como radialista.















ENORI (in memorian)
Neste momento palavras perdem o sentido diante das lágrimas contidas na imensa saudade que nós sentimos e, se por um instante Deus nos presenteasse com mais um pouco de vida ao lado dessas pessoas tão queridas,possivelmente não diríamos tudo o que pensamos, mas definitivamente pensaríamos em tudo o que dissemos.
Assim ficamos felizes por que: Quanto maior a saudade que sentimos, mais certos ficamos de quão rica foi sua amizade, quão ricos os momentos partilhados, quão felizes você nos fez com a sua breve presença e eterna lembrança...



Visita ao Monumento "João Maria" e " Parque Pouso do Tropeiro"






 "Visita no prédio do Quartel da Polícia Militar, tombado como patrimôneo histórico"

O soldado da polícia militar e Instrutor do PROERD Éder recepcionou os alunos, demonstrando, explicando e tirando dúvidas sobre o funcionamento das dependências da polícia.
Os alunos adoraram!
Receberam ainda orientações sobre o funcionamento da Polícia Ambiental e receberam cartilhas educativas.
Segue os fleches da visita.














A toda equipe que nos recebeu com muito carinho e principalmente ao Soldado Militar Éder Ramos dos Santos, dedicamos essa postagem, nosso carinho, admiração e respeito...
Professora Dulce, direção e alunos do N.M.P.Teresa Lemos Preto agradecem.