quinta-feira, 14 de julho de 2011

"Semestre encerra com chave de ouro"

Na quinta-feira, 07/07, esteve na nossa Escola, a pintora curitibanense Dhébora Pellizaro. Ela conversou com os alunos sobre a sua coluna no Jornal " A Semana" e também falou sobre a exposição que fez na Europa, juntamente com outros cinco pintores catarinenses. A tarefa de Dhébora era representar a região Serrana, e o fez brilhantemente! Os alunos estudaram uma de suas obras e fizeram releituras dela, o que deixou a pintora emocionada.A obra originau permaneceu na escola ao lado das releituras por alguns dias a pedido da própria Dhébora.





  O Cavalo representa o meio de transporte no início do século em nossa região, as hortências são flores que resistem ao frio, a casa com cunheira alta era para não acumular geada, a casa feita de madeira era obra prima da época e os pinheiros são árvores nativas e têm como fruto, o pinhão.

 " De todos os lugares do mundo que eu já estive, Curitibanos é o mais lindo de todos, pois foi aqui que eu nasci e é aqui que eu vivo com minha família e amigos. Aqui que trabalho para ganhar dinheiro, mas é aqui que gasto ele também. Amo Curitibanos porque aqui que me inspiro para pintar...

" (Dhébora Pellizzaro)




SUCOS DE FRUTAS NATURAIS PARA CRIANÇAS É MOTIVO DE MUITAS AULAS

A partir da reportagem " Sucos naturais para crianças", a professora Angelita do 1/01 fez diversas atividades, dentre elas, pode-se destacar:

Pesquisa de imagens;
Discução sobre alimentação saudável;
Painel de lanches saudáveis;
Receita de salada de frutas;
Contagem das frutas;
Cores das frutas e registros das atividades em caderno.








N.M. FAZ CAMPANHA DE SEGURANÇA


Após a publicação da foto dos alunos do 3.1 e 5.1, as professora estão dando continuidade ao projeto de prevenção de queimadas. As professaras, juntamente com os alunos, leram a reportagem, o que os levou a visitar o corpo de bombeiros. As próximas atividades que já estão planejadas são: Confecção de panfletos instrutivos, Pedágio de informação, Formação da "patrulha do Fogo" contra as Queimadas, Inscrição e encaminhamento desse projeto para a Eletrobrás/Eletrosul.(Se o projeto tiver uma boa avaliação, será publicado em um livro de prevenção contra queimadas da Eletrosul juntamente com outros projetos e fotos aprovados)










CURITIBANOS, MUITO MAIS DO QUE DIA 11 DE JUNHO


As professoras do 2.1, 2.2 Rubia e Regina e a professora de arte, Patrícia, ampliaram os estudos sobre o município de Curitibanos, estudando a cidade o bimestre todo (localização, pessoas e fatos importantes, costumes, habitantes, hino, obras artísticas entre outros aspectos). O resultado de tanto trabalho pode ser visto na mostra cultural feita no dia 14/07 nas dependências da escola. Parabéns professroras e alunos, seus trabalhos ficaram excelentes .
























E MAIS...

Reportagem: SALOMÃO CARNEIRO DE ALMEIDA DE CARA NOVA
A professora do 2.3 está trabalhando todos os aspectos pertinentes a essa avenida ( passeio de reconhecimento da avenida, quem foi Salomão Carneiro de Almeida e sua importância pra cidade a ponto de ser nome de rua; palestra com engenheiro pra demonstrar detalhadamente em data show como ficará a avenida, por que foi decidido fazer a mudança e dará dicas de como fazer maquetes; a finalização das atividades será a construção de uma maquete coletiva para que os alunos demostrem como gostariam que ficasse realmente essa avenida).


TEXTOS DO JORNAL: "UMA NOVA CAMPANHA", MAIS VEREADORES NA CÂMARA?" E VOCÊ ACHA QUE CURITIBANOS DEVE TER MAIS VEREADORES?

Professoras dos 5.2 e 5.3, assim como o 6.1 e 7.1, também foram visitar a Câmara munipal. Depois das atividades desenvolvidas lá, retomaram o assunto em sala, fazendo debates, análises, questionamentos e fizeram a sua própria enquete, recortando do semanário rostos de pessoas para simbolizar a pessoa questionada, e ao lado colocaram seus pontos de vista. Essa atividade foi um sucesso, pois os alunos estão cada dia mais críticos e a condução das professoras foi a melhor possível.


FOTÓGRAFA MARIANA:

A professora de arte do 9.1 está trabalhando os diferentes tipos de fotos e utilizou a propaganda da fotógrafa Mariana que está no Jornal "A Semana" como disparador do seu trabalho. O objetivo é conhecer o estúdio de Mariana para que ela ensine os alunos como fazer boas fotos (ainda que amadoras), que se possível, ensine ou demostre como são feitas as revelações das fotos. Na etapa seguinte, os alunos farão suas próprias fotos com o intuito de que a foto ou as fotos mais bonitas sejam publicadas na coluna "Foto do Leitor".

PREMIAÇÃO "MISS CANGAIA"

Na quarta-feira 13/07 a professora Vanessa recebeu o título de 'Miss Cangaia" 2011, o prêmio deu-se por ela ter feito a melhor caracterização de festa junina já vista. Mas é importante dizer que: TODOS OS PROFESSORES E COLABORADORES DESSA ESCOLA DEMONSTRARAM ESFORÇO, TRABALHO, DINAMISMO, ALEGRIA, CARACTERIZAÇÕES MARAVILHOSAS E MUITO AMOR PELO QUE FAZEM.


Para o trabalho que gostamos
levantamo-nos cedo e fazemo-lo com alegria.
  


Obrigada a toda equipe pelo magnífico desempenho no primeiro semestre.
Bom recesso escolar e que tenhamos ainda mais energia, bom humor e ânimo para enfrentar a segunda metade do ano corrente.
Beijos carinhosos e abraços fraternais
Silvya



terça-feira, 12 de julho de 2011

ALUNOS VISITAM A CÂMARA DE VEREADORES

Após estudar a reportagem sobre os possíveis novos vereadores no jornal "A Semana", os alunos de 6º e 7º ano discutiram o assunto em sala de aula.A professora de história Dulce, mediou os debates e instigou os alunos a pensar além do que estava na reportagem.
Na segunda- feira 11/07 os alunos foram até a câmara municipal de vereadores conhecer o plenário.
Lá, Josette Ivana Almeida Closs, fez explicações sobre os 3poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) e falou muito sobre as funções de um vereador e sua importâcia em uma cidade. Também refletiu com os alunos a questão sobre a comunidade(Se é ou não participativa, e se cobra os seu direitos junto a Câmara). 




              Os alunos sentaram-se na bancada e agiram como se fossem os vereadores.


 Foram simuladas votações, onde um aluno representou o presidente da câmara, 6 alunos os vereadores e os demais a população.
 Dessa forma os alunos aprenderam na prática, mais uma lição de cidadania


terça-feira, 5 de julho de 2011

Móbiles nas Aulas de Arte

Os móbiles são esculturas em movimento, belas nas formas e passíveis de várias interpretações. Podem ser utilizadas em qualquer ambiente e de formatos e coloridos variados. Chamam a atenção não só pela beleza, mas pelo prazer que proporcionam. Os móbiles garantem tranquilidade, promovem momentos de concentração, além de embelezarem os ambientes em que se encontram. São objetos de decoração bastante utilizados especialmente em quartos de bebês, mas devem ser explorados também para outros ambientes.

O criador do móbile foi Alexander Calder, um artista plástico norte-americano. Desde sua infância já criava seus próprios
brinquedos. Suas primeiras esculturas foram produzidas em arames. Ao longo de sua vida criou os stabiles, estruturas fixas e os móbiles, estruturas em movimento. Inicialmente eram discos unidos por um fio que se movimentavam quando em contato com o vento.


"Lindo trabalho realizado pelos alunos sob orientação da professora Simone"

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Nossa escola foi contemplada no dia de hoje,  pela visita dos radialistas Lucas e Rodriguinho  acompanhados de Angela Maria dos Santos que representava neste momento o gestor da Fundação Frei Rogério Coroado AM e Movimento FM, para fazer a entrega oficial de R$ 700,00 em livros para nossa biblioteca.
O projeto idealizado pela bibliotecária Elaine, conta ainda com a parceria de outros clubes de serviços os quais ela ja fez o primeiro contato e por questões burocráticas, aguardamos em breve novas parcerias.

Segue abaixo, fotos da entrega oficial.


A Escola em nome dos alunos, professores, direção e funcionários agradece desde já pela sensibiblização da Rádio Coroado com o Projeto de Incentivo a Leitura.


sábado, 2 de julho de 2011

PROJETO DE LITERATURA


Olho em redor do bar em que escrevo estas linhas.
Aquele homem ali no balcão, caninha após caninha,
nem desconfia que se acha conosco desde o início
das eras. Pensa que está somente afogando problemas
dele, João Silva... Ele está é bebendo a milenar
inquietação do mundo!"